Estudo: Como celebrar a Ceia do Senhor segundo as Escrituras. Pr. Valdemir José de Matos.
Bíblia king James
INTRODUÇÃO
Como estudamos, não existe Santa Ceia mas sim Ceia do Senhor que é o memorial estabelecido pelo Senhor Jesus.Podemos entender que não é somente forma de expressão, mas que suas implicações são totalmente diferentes como vimos no Estudo Santa Ceia ou Ceia do Senhor? Que pode ser encontrado no nosso índice de Estudos.
Entendido o que seria a Ceia do Senhor agora precisamos aprender como celebrá-la de maneira bíblica, segundo orientações do Espírito Santo.
Geralmente na grande maioria das igrejas Tradicionais, Pentecostais e Neo pentecostais, salvo raríssimas exceções se comemora:
Uma vez por mês à noite (último domingo do mês), mas também pode às vezes comemorar de manhã ou a tarde;
Em um culto normalmente mais estendido;
É servido pão comum (com fermento) representando a carne e suco de uva representando o sangue de Cristo Jesus;
Para aqueles que não puderam participar o líder ou alguém nomeado leva até onde estão para não ficarem sem participar:
A liderança decide quem pode e quem não pode participar e os requisitos vão desde não pagar o dízimo naquele mês até alguma falta grave ou não dependendo do critério ministerial que é muito amplo para ser apresentado aqui, pois varia muito de denominação para denominação podendo ser até a irmã usar calça comprida ou o irmão não se barbear.
Devo enfatizar que não existem referências bíblicas nenhuma sobre celebrar a Ceia do Senhor como foi exposto acima, ou seja, são concepções meramente humanas, culturais e sociais que foram introduzidas ao longo dos tempos.
Feito estas considerações já se percebe a necessidade de um estudo mais aprofundado a respeito sobre como comemorar a Ceia do Senhor segundo as Escrituras.
CEIA DO SENHOR o que é?
.I Cor 11.24b ”..Fazei isto em memória de mim”
ORDENANÇA...(fazei) IMPERATIVO, ou seja todo cristão tem a obrigação de festejar, comemorar participando da Ceia do Senhor a morte de Jesus Cristo.
MEMORIAL – COMEMORAÇÃO
Por ser uma comemoração deve haver alegria, gozo em participar relembrando o sacrifício que o Senhor Jesus realizou para nos redimir de nossos pecados.
CEIA DO SENHOR pra que?
I Cor 11.26 “Portanto, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice proclamais a morte do Senhor, até que Ele venha”. Itálico nosso.
Proclamar é anunciar, ou seja, fazer lembrar, tornar conhecido o fato (morte) e o porquê (motivo) de quem (Jesus)
CEIA DO SENHOR quem deve participar?
Lc 22.14 “Quando chegou o momento, Jesus e os seus discípulos se reclinaram à mesa”.
Lc 22.19 “E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”.20 Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício. 21 Eis, contudo, que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.” Grifo nosso.
Podemos entender como citado acima que até mesmo Judas o traidor participo da ceia, pois estava entro os Doze Apóstolos.
Jesus poderia expulsá-lo com toda razão, mas não o fez desta forma nos ensina que como veremos a seguir; ninguém pode decidir sobre quem pode ou não participar da Ceia do Senhor, dentre os discípulos obviamente. É uma comemoração da Igreja e não aberta ao público em geral.
CEIA DO SENHOR Quais os itens necessários?
Mt 26.26 “Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, deu graças, quebrou-o, e o deu aos seus discípulos, recomendando: “Tomai, comei; isto é o meu corpo” 27 Em seguida tomou um cálice, deu graças e o entregou aos seus discípulos, proclamando: “Bebei dele todos vós. 28 Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados.
Jesus disse: ”Isto..” o pão é o meu corpo, “isto..” o liquido do cálice é o meu sangue. Deve-se entender discernindo que se trata por fé que é Sagrado, Santo.
CEIA DO SENHOR Como deve ser celebrada?
I Cor 11.23 “Porque recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na mesma noite em que foi traído, tomou pão,..” Grifo nosso.
Ceia já pressupõe que é noturna, não durante o dia.
CEIA DO SENHOR Advertência!
I Cor 11.27 “Portanto, todo aquele que comer deste pão e beber este cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Mas, se um homem se examinar, coma desse pão e beba daquele copo. 29 Pois quem come e bebe indignamente, come e bebe condenação para si mesmo, sem discernir o corpo do Senhor”.
Quando alguém se torna indigno, afinal somos todos pecadores? Quem na verdade seria digno por si só de participar da ceia do Senhor? Quem seria tão santo? Resposta: NINGUÉM!
A Palavra responde quando alguém pode se tornar indigno:
Vrs 29 “Pois quem come e bebe indignamente, come e bebe condenação para si mesmo, sem discernir o corpo do Senhor”
Indigno é aquele (a) que não entende por fé, sem a unção do Espírito Santo que é o corpo e sangue de Jesus. Os motivos que levam muitos a não participarem da Ceia estão muito longe do que as Escrituras estabelecem.
Não há nenhum líder constituído na terra que decida quem pode ou não participar da Ceia do Senhor, pois é de foro íntimo de cada um que tem o Espírito Santo orientando-o. 28 “Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice"
CEIA DO SENHOR Quando devemos celebrar?
Na Páscoa. Foi ordenada ao povo de Israel anualmente: “Portanto, guardarás esta ordenança em sua estação de ano para ano” Ex 13.1-10.
Ex 12.8 “E naquela noite(ceia) comerão a carne assada ao fogo e pães ázimos; e com ervas amargas eles a comerão” Acréscimo nosso.
JESUS O CORDEIRODE DEUS, A NOSSA PÁSCOA.
Jo 1.29 “No dia seguinte, João vê Jesus vindo a ele e diz: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
Jo 1.36 “E, olhando Jesus enquanto caminhava, diz: Eis o Cordeiro de Deus!”
Ap 14. 1 “ E eu olhei, e eis que um Cordeiro estava no monte Sião,..”
I Cor 5.7 “Expurgai, pois, o fermento velho, para que sejais massa nova, como estais sem fermento. Pois até Cristo, nossa páscoa, é sacrificada por nós” Grifo nosso.
Aqui fica inequívoco que a Ceia do Senhor deve ser anual, na Páscoa. A relação Páscoa/Ceia é intrínseca, pois após celebrar a Páscoa Jesus institui a Ceia do Senhor sendo Impossível de dissociá-las quanto à data.
Após participado da Páscoa (como um judeu obediente) Jesus institui a Ceia do Senhor com as seguintes modificações:
1 Ele é o próprio Cordeiro, pão ázimo representa seu corpo.
2 sem ervas amargosas.
3 Vinho ( não suco de uva) é seu sangue.
Não mudou a data, mudou os itens que faziam parte da celebração da Páscoa.
CEIA DO SENHOR Pão sem fermento.
Que tipo de pão foi usado por Jesus para representar seu corpo? Resposta: PÃO ÁZIMO, sem fermento. I Cor 5.7 “Expurgai, pois, o fermento velho, para que sejais massa nova, como estais sem fermento. Pois até Cristo, nossa páscoa, é sacrificada por nós” Grifo nosso.
Nas Escrituras o fermento é relacionado com pecado.
A I Cor 5.6 “A tua glória não é boa. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?”
I Cor 5 .8 “Portanto, celebremos a festa, não com fermento velho, nem com fermento de malícia e maldade; mas com a ázimo pão da sinceridade e da verdade”.
Gl 5.9 “Corrieis bem; quem te impediu de não obedecer à verdade? 8 Essa persuasão não vem daquele que te chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.”
CEIA DO SENHOR vinho, não suco de uva.
Mas poderia usar vinho alcoólico que é uva fermentada, já que foi proibido o fermento? Esta questão é importantíssima..Observemos:
15. Fica evidente - entre os judeus - a distinção entre "vinho" e "suco de uva" na refeição Pascoal. O vinho servido por Jesus na páscoa é o mesmo servido na Santa Ceia, não era "suco da uva" e muitos confundem "fermentação vinosa“ com fermento, sendo coisas distintas: “Dizem que pelo fato de ser proibido o fermento durante os sete dias da festa pascoal, o vinho usado nessa solenidade não devia ser fermentado. O argumento não procede. A fermentação vinosa nunca se chamou fermento.” (D. Davis, John – Dicionário da Bíblia, pág. 619. 12ª Edição, Confederação Evangélica do Brasil, JUERP. A fermentação vinosa era natural por não conter fermento, o vinho pascoal não recebia nenhum produto para ser misturado, mas era naturalmente o “bom vinho”, o superior: “O vinho tinto é servido tradicionalmente à mesa do Sêder porque o Talmud considera o vinho tinto superior ao branco.” (J. Kolatch Alfred. Livro Judaico dos Porquês, págs. 218 e 219, 3ª Edição: março de 2001, Editora e Livraria Sêfer Ltda, São Paulo, SP, Brasil)
Questiono também respondendo:
Como poderia Jesus perdoar à mulher adúltera, se em Lv 20:10 ordenara que as adúlteras fossem condenadas à morte? Não deveria Ele dar o exemplo atirando a primeira pedra?
Como seria possível Jesus determinar em Êx 31:12/14 a pena de morte para quem trabalhasse ao sábado, para depois Ele mesmo, várias vezes, curar em dia de sábado?
Como poderia Jesus estabelecer as leis sobre o divórcio em Dt 24:1 para se contradizer em Mt 5:31/32?
Como poderia Jesus estabelecer as regras do “olho por olho e dente por dente” em Êx 21:24/25, para se contradizer em Mt 5:38/42 proibindo a resistência ao inimigo?
Como poderia Jesus mandar amar ao próximo em Lv 19:18, que nesse contexto eram somente os outros israelitas, para em Mt 5:43/44 mandar amar até os inimigos?
Ele como Senhor aperfeiçoou os requisitos de “Sua Ceia” e não podemos questionar, mas sim obedecer... Somos servos?!
O vinho era embriagante, pois Paulo condenou os excessos, a falta de amor, de ordem, de discernimento na celebração da Ceia do Senhor, mas não o uso do vinho:
I Cor 11.20-22 “Pois, quando vos reunis como igreja, não é para comer a Ceia do Senhor. 21Porque, quando comeis, cada um toma antes a sua própria ceia sem esperar pelos outros. E, dessa maneira, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.”
CEIA DO SENHOR, somente para os reunidos(fisicamente).
I Cor 10.16 “O cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo”.
Somente participou quem estava presente, não foi e nem deve ser levado a ninguém que não esteja presente na Ceia, em nenhuma circunstância.
Advertência da Páscoa: Ex 12.10 “E nada restareis dela até a manhã; e o que restar dela até a manhã queimarei em fogo”.
O Cordeiro ( que é Jesus para a igreja hoje) não poderia sobrar nem levar para alguém fora da casa (comunhão), por isso é imprescindível participar (estar presente fisicamente)
I Cor 11.33 “Portanto, meus caros irmãos, quando vos reunirdes para comer a Ceia, aguardai uns pelos outros”. Aqui Paulo enfatiza o esperar uns pelos outros, como se faria se um irmão (ã) não estiver fisicamente presente? Reunirdes...estarem juntos, ausente não se reúne (óbvio).
I Cor 14.40 “Porém, que tudo seja realizado com decência e ordem! ” Todos participam, comer/beber na mesma hora, juntos.
Após entendermos que a Páscoa judaica prefigurou ou seja, representou a Ceia do Senhor instituída por Ele á sua igreja podemos concluir:
CEIA DO SENHOR
QUANDO? Na Páscoa (anualmente)
QUEM PARTICIPA? Igreja reunida fisicamente.
QUAIS OS ITENS? 1 Pão Ázimo (sem fermento) após Ação de Graças (corpo) partido na hora, não cortado.
2 Vinho (sem mistura) servido após Ação de Graça (sangue)
Não é pra matar a fome ou se embriagar-se
De seu eterno aprendiz Senhor Jesus...Valdemir.