Estudo sobre Línguas Estranhas e Batismo (do) no Espírito Santo
Por Valdemir José de Matos
Bíblia King James
INTRODUÇÃO
A meu ver, sem dúvidas o dom de línguas estranhas é de longe o menos estudado e o mais envolto em misticismo dentre os pentecostais(que dizem conhecer). Este singelo trabalho visa contribuir para edificação da igreja e esclarecer e definir segundo as Escrituras, o que é?, como?, quando?, onde? e o porque deste dom se manifestar na igreja.
Primeiro erro gritante: Associar as línguas estranhas com o Pentecostes. Vamos ao texto sagrado:
Atos 2. 1 "E quando o dia de Pentecostes chegou plenamente, todos eles estavam unidos em um só lugar. 2 E subitamente veio um som do céu, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E apareceram para eles línguas repartidas como que de fogo, e se assentou sobre cada um deles. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
5 E havia em Jerusalém judeus, homens devotos, de todas as nações do céu. 6Ora, quando isto foi noticiado no exterior, a multidão reuniu-se e confundiu-se, porque todo homem os ouvia falar em sua própria língua. 7 E todos ficaram admirados e maravilhados, dizendo uns aos outros: Não são todos esses que falam galileus? 8 E como ouve a todos nós, em nossa própria língua, em que nascemos? 9 Partos, e os medos e elamitas, e os moradores da Mesopotâmia, e da Judéia, e da Capadócia, em Ponto, e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, no Egito, e da Líbia, sobre Cirene, e dos estrangeiros de Roma. , Judeus e prosélitos, 11Cretes e árabes, nós os ouvimos falar em nossas línguas as maravilhosas obras de Deus."
“...e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso..” Som parecido com vento.. Não foi vento!
3. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo .... Há uma tendência ilógica entre nós Pentecostais de afirmar que desceu fogo neste dia. Não, o texto diz: ...como que de fogo.., ou seja parecido, semelhante a fogo.
Estes jargões que inventam nas igrejas (o fogo encheu a casa, fogo desceu sobre eles, queima eles Senhor, e caiu fogo, varão de fogo etc...) contrariam as Escrituras. Estas afirmações estão repletas de concepções meramente humanas (carnais) e são infelizmente consideradas pela maioria dos crentes (sem discernimento) como espirituais, e não são.
5. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Aqui está claro”... as nações...” continentes, países.
vrs 6. "E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são
galileus todos esses homens que estão falando? 8. Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria
língua em que somos nascidos?"
Eles mesmos testificaram que os ouvia nas suas línguas maternas(seu testemunho não pode ser anulado), de onde haviam nascidos e vindo para Jerusalém. Assim podemos concluir que falaram “noutras” línguas, não em línguas estranhas.
Para dar prosseguimento ao nosso estudo devemos ter isto bem claro em nossas mentes:
Existe falar em outras línguas como ocorreu somente em Atos 2 bem como Inglês, francês, espanhol, português,etc ...as nações.
E existe falar em línguas estranhas não da terra (humana), mas sobrenatural, além de nosso entendimento; a língua dos anjos.
1 Coríntios 13:1 "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.' Grifo nosso
Outro erro muito comum quando se associa ao Pentecostes ao dom de línguas estranhas é afirmar que o batismo no Espirito Santo se evidencia por falar línguas estranhas.
Quantos cristãos sinceros mau orientados pelos líderes pentecostais oram e buscam o Batismo no Espírito Santo quando na verdade as Escrituras afirmam que já foram selados.
Jo 3.6. "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."
Ef 1.13. "...em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;"
1 Cor 6:19 "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
Atos 2:38 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."
Para refletirmos:
Como alguém é nascido do Espírito Santo sem ser batizado no Espírito Santo?
Como alguém recebe o Espírito Santo sem ser batizado no Espírito Santo?
Como alguém pode ser templo do Espírito Santo sem ser batizado no Espírito Santo?
Como alguém é selado pelo Espirito Santo, sem ser batizado pelo Espírito Santo?
Até hoje ninguém me respondeu de forma bíblica estas questões!
Podemos perceber a falta de entendimento sobre o batismo no(do) Espírito Santo. Nele (no) e Dele(do) que são a mesma coisa. Como por exemplo: Em Cristo ou De Cristo.
Outra questão: Existem cristão (nascido do Espírito Santo) sem dom? Não!!!
At 2.38. "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."
O problema é que são apenas os que aparecem de forma mais barulhenta (e o de línguas estranhas se destaca porque falam alto), que são considerados.
Todo cristão verdadeiro já foi selado, batizado com o Espírito Santo, a manifestação dos dons (quando acontecem) é uma outra coisa
1 Coríntios 12:11"Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."
Também precisamos ter isto bem claro em nossas mentes:
Obviamente que depende de como e quando o Espírito Santo quer operar. Pode ser no início da conversão ou pode-se ter anos de conversão e ai sim o Espírito Santo querer agir com os dons. Isto não é batismo, mas simplesmente a operação, manifestação do dom.
I Cor 14.1 "Segui o caminho do amor e exercei com zelo os dons espirituais; contudo, especialmente o dom de profecia. 2 Porquanto quem se expressa em uma língua estranha, não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o compreende, pois em espírito fala mistérios. 3 Entretanto, quem profetiza o faz claramente para edificação, encorajamento e consolação de todas as pessoas. 4 Quem fala em uma determinada língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a Igreja. 5 Gostaria que todos vós falásseis em línguas, todavia, muito mais que profetizásseis. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete para que toda a comunidade receba a palavra que edifica."
A ordem é pra buscar profetizar porque edifica a igreja. Línguas estranhas tem que interpretar para edificar a igreja.
Vrs 12 “Assim igualmente vós. Visto que estais desejosos por exercer os dons espirituais, procurai amadurecer naqueles que produzem edificação para todo o Corpo de Cristo.
13 Sendo assim, aquele que fala em uma língua, ore para que possa interpretá-la corretamente. 14 Pois, se oro em uma língua meu espírito também ora, mas o meu intelecto fica improdutivo. 15 Diante disso, o que fazer então? Orarei com o espírito, mas ao mesmo tempo com a mente; cantarei com o espírito, mas igualmente com a razão. 16 De outra forma, se louvares a Deus apenas com teu espírito, como poderá alguém que está entre os não instruídos declarar o “Amém” à tua ação de graças, visto que não entende o que dizes? 17 É possível que estejas dando graças muito bem, mas o teu semelhante não está sendo edificado”
O objetivo dos dons é edificar a igreja e quem ora em línguas estranhas dever orar para que possa interpretar (obrigação).
Portanto, qual a atitude correta, então?
vrs 26 "Ora, quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, ou uma mensagem de ensino, uma revelação, ou ainda uma palavra em determinada língua e outro tem a interpretação dessa língua. Tudo seja feito para a edificação da Igreja. 27 Se alguém falar em uma língua estranha, que a falem somente dois, quando muito três, um de cada vez, e que haja quem possa interpretar. 28 Contudo, se não houver intérprete, permaneça calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus
Se alguém falar..dois ou quando muito três.. E haja intérprete.
Hoje se percebe a falta de ordem nas manifestações deste dom, porque muitas pessoas (bem mais do que 2 ou 3) falam ao mesmo tempo e sem interpretação nenhuma. Ninguém entende nada nem é edificado e o dom perde o sentido(edificar a igreja)
Vrs 28. "Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus."
Se quem fala línguas estranhas não interpretar que é seu dever, de orar para que Deus use algém em interpretação das línguas estranhas, e se nem ninguém interpretar o que ele está falando..”ordem: cale-se fale baixo consigo(para si) e com Deus. Não é pra falar alto, muito menos no microfone.
A maioria dos crentes desobedece e ainda são reverenciados como os "espirituais" da igreja...pelas Escrituras são carnais!!
Vrs 39. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. 40. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."
Mais uma vez a ênfase na profecia( edificação da igreja), não deve-se proibir falar línguas(jamais)...mas deve ser feito com ordem e decência.
I Cor 14.33 "Porque Deus não é autor de confusão, mas de paz, como em todas as igrejas dos santos."
Deus ensina uma coisa e os 'espirituais' fazem totalmente o contrário e ainda acham que estão sendo usados pelo Espírito Santo... E criticam como sendo crente 'frio' quem não faz como eles.. Misericórdia!!
A igreja precisa deixar as meninices, infantilidades e estudar mais as Escrituras e não ser levado por modismos e costumes que contrariam a Palavra de Deus.
ISTO PRECISA SER ENSINADO...SEMPRE!!!
Conclusões após estudo:
1º Entendemos que o dom de línguas estranhas é para a igreja de hoje como foi na igreja primitiva.
2º Entendemos que não é evidência do Batismo no(do) Espírito Santo.
3° Entendemos que todo cristão verdadeiro já é batizado no (do) Espírito Santo.
4ºEntendemos que deve haver intérprete. Quem ora (principalmente) ou outro alguém.
5ºEntendemos que 2 ou 3 no máximo é usado com este dom por vez.
6ºEntendemos que se não houver intérprete não se deve falar alto.
7º Entendemos que jamais devemos proibir.
8º Entendemos que a manifestação do Espírito Santo é com ordem e decência.
De seu eterno aprendiz Senhor Jesus....... Valdemir!