Sola Escriptura??
Pr. Valdemir José de Matos
Bíblia King James
Pergunta: "O que é sola scriptura?"
Resposta: As palavras “sola scriptura” são do latim: “sola” tem a ideia de “somente”, “chão”, “base”, e a palavra “scriptura” significa “escritos” – em referência às Escrituras. Sola scriptura significa que somente as Escrituras são autoridade de fé e prática do cristão. A Bíblia é completa, dotada de autoridade e verdadeira. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3:16). https://www.gotquestions.org/Portugues/sola-scriptura.html
Após esta definição inequívoca eu pergunto:
Será que as Escrituras são realmente a base de prática da igreja atual?
Por todos os lados se propagam que obedecem a Palavra e este conceito Sola Escriptura foi apenas “romantizado” pelos cristãos mesmo entre aqueles chamados Tradicionais ou Reformados Ministérios/Denominações que surgiram com o advento da Reforma Protestante no séc. XVI.
Quando observamos entre os Pentecostais/Neo Pentecostais, as discrepâncias são astronômicas pelo fato de introdução de práticas totalmente alheias ás Escrituras e na maioria das vezes totalmente contrária.
I Co 4.6 Irmãos, apliquei essas verdades a mim e a Apolo por amor de vós, para que por nosso intermédio aprendais a não ir além do que está escrito, de maneira que nenhum de vós se encha de orgulho a favor de um contra o outro. Grifo nosso.
Das interpretações mais simples como exigir paletó e gravata a mais terrível como ter uma cadeira de ouro para o anjo Gabriel sentar e todos cultuarem de frente vislumbrando a “magnífica manifestação de Deus”. E quando questionados nos apresentam seu Regimento Interno que segundo eles foi redigido com embasamento total das Escrituras.
O estudo teológico sério é visto como uma forma de ‘esfriar’ o crente de ‘fogo puro’ (outra aberração teológica), por ai podemos perceber a razão de tantas práticas e distorções de comportamento entre os cristãos.
Um pastor chegou a dizer: “Não preciso fazer teologia, faço joelhogia” e nesta hora foi acompanhado por aleluias, glórias a Deus e aplausos ovacionando a declaração do home de Deus, usado por Deus, ungido por Deus,... quanta ignorância. Que pena!. Assim demonstram que a bíblia não tem importância nenhuma para eles.
“Nem são motivados a ler, estudar procurando aprender as riquezas eternas, e muito menos julgar a pregação pelo que está escrito, como fizeram os irmãos de Beréia: At 17.11 ”Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade”.
Pregações como estas e até mais ofensivas a Palavra e a Deus são frequentes, não são exceções, são regras. Basta observarmos melhor que em algum momento de uma pregação de 30 minutos citam algo parecido principalmente nos meios pentecostais, pois não gostam de estudar as Escrituras, mas querem sentir só o ‘poder’. Em um culto que não tem ‘rajada de glória’, ‘reteté’, rodopiar... não é culto. Não gostam de pregações de ensino, são frios querem fogo na igreja, línguas estranhas faladas o mais alto possível (até no microfone) por todos os lados contrariando I Co 14.27 “Se alguém falar em uma língua estranha, que a falem somente dois, quando muito três, um de cada vez, e que haja quem possa interpretar. 28 Contudo, se não houver intérprete, permaneça calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus”.
E todas as vezes que alguém ensinar como o apóstolo Paulo explicou acima será visto como o crente frio ou morno, que não gosta do poder de Deus, Tradicional disfarçado de Pentecostal etc..
Participei de um culto em Marília que o pregador um Evangelista disse claramente que estaria correndo, resumindo com a Palavra porque queria dar mais tempo para a revelação naquela tarde. Neste momento já sabe né...glórias a Deus pra todo lado como sinal de aprovação de uma aberração como esta.
Uma denominação proibiu as irmãs de se depilar e usar sabonete, perfume, shampoo porque era coisa do ‘mundo’ e elas precisavam se santificar. E o pior que elas acreditavam que estavam sendo santas e ai de quem as contrariasse afinal, o líder tão usado por Deus disse e está falado.
Vivemos em uma época de judaização da igreja. Tudo aquilo que Deus ordenou ou manifestou ao povo de Israel, estão trazendo para nossos dias nos cultos (somente aquilo que for conveniente, lucrativo é claro). Simbologia judaica e palavras em hebraico como se Deus manifestasse seu poder através delas hoje, ou quisesse isto para a sua noiva.
Interpretações e rituais místicos se proliferam e ganham adeptos cada vez mais e as Escrituras são citadas fora do contexto como frase de efeito para dar alguma sustentação á experiência do líder poderoso. Este é o conceito de Sola Escriptura que a grande maioria dos evangélicos tem: Usar uma frase, texto isolado do contexto da bíblia para referendar suas experiências sejam elas quais forem, não o contrário, jamais!.