top of page

Dízimos e ofertas na Igreja 

 

Pr. Valdemir José de Matos

 

                                                                                                                                                                                  Bíblia King James

 

 

INTRODUÇÃO

 

A igreja de Cristo se transformou em um ótimo negócio. Vários escândalos são noticiados envolvendo o dinheiro nos templos praticamente toda semana.

 

                                                         Mt 6.24 "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
       

                                                   Mamom (deus das riquezas) reina!!

 

Os dízimos e ofertas são a fonte de manutenção da igreja(todos aspectos financeiros) para a  glória de Deus. Em meio a tudo isto devemos buscar nas Escrituras o ensino sobre mais este importante assunto:

 

                                          O que é? Devo pagar dízimo? Para que? Como? Onde?...Porque?

 

 

Significado de Dízimo e oferta no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

 

substantivo masculino

A décima parte de algo; décimo.

[Religião] Contribuição dada pelos fiéis à igreja que, geralmente,

corresponde à décima parte de seus rendimentos. [Antigo] Imposto que, pago pelos fiéis à igreja, correspondia à décima parte da colheita, renda, salário etc.

Oferta

[Religião] Doação realizada pelos fiéis.

Oferenda; aquilo que pode ser oferecido. Ação de oferecer; oferecimento.

 

 

Foi instituído em Israel para manter os Levitas que não possuíam herança de terras para cultivar.

Números 18:26  "Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR: o dízimo dos dízimos."

 

Era para manutenção do santuário terreno onde Deus se manifestava.

 

Deus só recebia dízimos do Levitas, não era de todo o povo de Israel. Bem diferente das extorsões que acontecem em nome de Deus atualmente entre nós evangélicos por líderes gananciosos que enriquecem suas famílias com o dízimo dos irmãos. Um líder recentemente inventou o trízimo (10% do Pai+10% do Filho+10%do Espirito Santo = 30%) para cobrar ainda mais e ficar mais rico....Mercenários!! 

 

Números 18:21 "E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação."


Podemos entender que desde que foi instituído, os dízimos e ofertas visava a manutenção do santuário.

Era cobrado e exigido do povo? Sim era uma ordenança, não havia a a opção/decisão de desobedecer.

Deuteronômio 12:11 "Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda escolha dos vossos votos que votardes ao SENHOR."

 

Havia outro destino além da manutenção do santuário? Sim...de caridade!

 

Deuteronômio 26:12 Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem.

 

Nas igreja todo o montante não se destina a ajudar os necessitados mas sim em enriquecer os líderes, observe o que eles tinham antes e agora na liderança da igreja. a diferença é astronômica..milionários.

Para o povo de Israel é indiscutível a obrigação de dizimar e ofertar sob pena de castigo.

 

 

Malaquias 3.6-12 "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu

 tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8. Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 11. E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos."

 

Esta passagem é a mais usada para obrigar a igreja a dizimar.

 

1 - Associam que quem não pagar o dízimo está roubando a Deus com I Cor 6.10 "...nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus."

 

Assim o não dizimista ou quem não pagou o dizimo naquele(s) mês(es) não será salvo por isso. Obviamente que todo cristão quer ser salvo, então ele paga(literalmente) sua 'entrada' Percebe a heresia desta interpretação? Sabemos que isto é pregado como se fosse verdade revelada em todos os lugares (denominações) há muitos anos.

 

 1- Por medo de serem amaldiçoados por Deus. infelizmente já está incutido nas mentes dos evangélicos esta heresia de maldição hereditária. As bases teológicas são ínfimas, sem comprovação, nem citação, nenhuma sequer no NT. Para eles o sacrifício de Cristo no é suficiente. I Jo 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça." Grifo nosso.

2 - Outro absurdo é achar que alguém amaldiçoado por Deus pagando o dízimo Deus terá que desamaldiçoar     ( nem sei se existe este termo), ou seja, tirar a maldição.

 

3 - Trazer á casa do tesouro e isto não tem nada a ver com a igreja. Nunca no NT ninguém se referiu á igreja, seja Eclésia reunião de pessoas ou lugar de reunião de cristão como 'casa do tesouro'.

4  - Medo do devorador. Absurdo teológico!! Deus estaria hoje na vida da igreja, sua noiva, lavada pelo sangue de seu Filho Inocente segurando um demônio(devorador) e quando este cristão, nascido de novo, templo do Espirito Santo não pagar o dízimo naquele mês, Deus solta o demônio para destruir suas finanças. Você realmente acredita nisto?...a maioria prega/ensina e o pior, muitos acreditam nisto... Misericórdia! 

I Jo 4.16 "Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 17 Dessa forma, o amor é aperfeiçoado em nós, a fim de que tenhamos total segurança no Dia do Juízo, pois, assim como Ele é, nós semelhantemente somos nesse mundo. 18 No amor não existe receio; antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora, o medo pressupõe punição, e aquele que teme não está aperfeiçoado no amor. 19 Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Grifo nosso.

Estamos na dispensação da graça, é inconcebível que aceitemos interpretações distorcidas como esta aplicadas a igreja.  

                  Para melhor esclarecimentos a respeito leia no meu estudo: Qual a relação da igreja com o AT? 

 

 

Sabemos que o AT foi exclusivamente para Israel salvo algumas profecias relacionadas á igreja e ao final dos tempos. Se obedecer sobre os dízimos, teremos que obedecer todo o AT. Eis alguns exemplos: 

 

 

Circuncisão: 

 

Gênesis 17.10-14."Que todo macho será circuncidado. 11. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós. 12. O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente. 13. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo. 14. E o macho com prepúcio, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada dos seus povos; quebrantou o meu concerto."

 

Como lidar com filhos rebeldes:

Deuteronômio 21.20. "...e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá

ouvidos à nossa voz, é um comilão e beberrão. 21. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão

com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, para que todo o Israel o ouça e tema."

 

Isto ninguém obedece, claro não é conveniente e até absurdo..hipocrisia! E argumento porque: Tg 2.10 "Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente.! 

Há muitas ordenanças para Israel que é impraticável hoje e nem foram confirmadas no NT para a igreja obedecer e uma delas é a obrigação de dizimar.

 

Estas ordenanças apresentei para que fique clara a diferença entre AT-Israel (lei)  NT-igreja (graça). Precisamos distingui-los ou seremos hereges... 

 

                         E no NT, qual a orientação sobre contribuições, arrecadações?

 

 

  1. Cor 9.6-12 . E digo isto: Que o que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8. E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9. conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. 10. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça; 11. para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. 12. Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus,

 

 

Sou obrigado a ser dizimista? Não, ninguém é obrigado!

 

I Cor 16.14. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.

 

Posso ser dizimista? Sim se for de coração, voluntário ( se você decidir por si e em si mesmo), sem coação, sem medo, sem imposição, sem cobrança externa, sem barganha etc..

 

I Cor 13.3 "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

 

 

Lei da semeadura= quanto mais semear, mais se colhe e vice versa.

 

Não por tristeza(obrigado, coagido,) ou por constrangimento. Alegria, prazer....

 

Onde contribuir?

 

Na igreja onde você congrega, pois sua comunidade tem necessidades. Todos desfrutam da estrutura; não apenas alguns devem saber e ajudar a manter. 

 

 

Devo ajudar outras instituições filantrópicas que sejam sérias, independente de sua confissão? Sim, deve,  mas principalmente seus irmãos:

 

Gálatas 6.9 "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos

desfalecido. 10. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." Grifo nosso.

 

Deus não precisa do seu dinheiro, mas sua igreja precisa para se manter, ajudar os necessitados da igreja e fora dela também, pois deve ser "...a todos"

 

 

 

 

Se informe sobre débitos da igreja. Se informe sobre os créditos da igreja.

 

Seja dizimista, ofertante de coraçao.

 

 

                                                                                De seu eterno aprendiz Senhor Jesus....... Valdemir.

bottom of page